Cabeçalho dos Anais

O II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SISTEMA ACAFE - SIPPE ACAFE intitulado: Inovação, Culturas e Decolonialidades: Perspectivas e desdobramentos da Pesquisa Educacional para democratização de Políticas e Práticas Educacionais, teve como principal finalidade socializar as pesquisas desenvolvidas no âmbito dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação das IES de Santa Catarina associadas a ACAFE para dialogar com pesquisadores e pesquisadoras da área no contexto internacional e contribuir para a democratização de Políticas e Práticas Educacionais no âmbito do Estado de Santa Catarina na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento foi coordenado pelo PPGE da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, em parceria com os PPGE’s da UNIPLAC, FURB, UNESC, UNIARP, UDESC, UNIVILLE, UNOCHAPECÓ e UNOESC.

Em sua 1ª edição (I SIPPE ACAFE), o evento teve como tema a “Relevância da pesquisa educacional da pós-graduação na contemporaneidade”, e foi sediado e coordenado pelo PPGE da Universidade do Planalto Catarinense, Lages (UNIPLAC),  com a parceria dos demais PPGE’s das IES do Sistema ACAFE.


Comissão Científica

Ana Paula Nunes Chaves
Adolfo Ramos lamar
Adriana Fischer
Ana Cláudia Delfini
André Luis Alice Raabe

Aline Bettiolo do Santos

Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
Carla Rosane Paz Arruda Teo

Carla Carvalho
Celso Kraemer
Cintia Regia Rodrigues

Daniela Leal

Diego Orgel Dal Bosco Almeida

Elaine Cristina da Silva Martins
Elisa Henning

Edna Liz Prigol
George Saliba Manske

Julice Dias
Lilia Aparecida Kanan
Madalena Pereira da Silva
Maria Alzira Leite
Maria Teresa Ceron Trevisol
Marilandi Maria Mascarello Vieira

Martin Kuhn

Marlene Zwierewicz
Marcio Trevisol

Naiara Gracia Tibola
Neiva Furlin
Odilon Luiz Poli
Paulo Rogério Melo de Oliveira

Rafael José Bona

Rafael Araldi Vaz
Regina Celia Linhares Hostins
Rodrigo Diaz Soler

Rosana Mara Koerner
Roselaine Ripa

Stela Maria Meneghel
Valéria Becher Trentin

Vera Lúcia Simão
Verônica Gesser

Vinicius Bertoncini Vicenzi

Coordenação dos Grupos de Trabalhos

Anderson Luiz Tedesco

Allan Henrique Gomes

Ediene do Amaral Ferreira

George Saliba Manske

Ivo Dickmann

Jaime Farias Dresch

Jaison Hinkel

Jane Mery Richter Voigt

Joel Cezar Bonin

Josilaine Antunes Pereira

Julice Dias

Lucia Ceccato de Lima

Mareli Eliane Graupe

Maria Alzira Leite

Marly Kruger de Pesce

Rita Buzzi Rausch

Silmara da Costa Maia

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

 

Comissão Organizadora
Verônica Gesser

Madalena Pereira da Silva

Jane Mery Richter Voigt

Marlene Zwierewicz

 Diego Orgel Dal Bosco Almeida

 Anderson Luiz Tedesco

 Rodrigo Diaz de Vivar Y Soler

 Marly Krüger de Pesce

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

 Marilda Pasqual Schneider

 Martin Kuhn

 Angela Cristina di Palma Back

 Celso Kraemer 

Revisão
Patrícia Murara 
Stryhalski

Periodicidade da publicação
Bienal

Download Anais do Evento Trabalhos Completos


Título do Trabalho Autor(es) Apresentador(es) Responsável Nome Responsável E-mail Modalidade Área Subárea Arquivos
59846 Estratégias didáticas da educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19 Isabela Lorena de Souza Baixo Isabela Lorena de Souza Baixo Isabela Lorena de Souza Baixo isabelabaixo.mestrado@hotmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60209 O uso da narrativa transmídia como estratégia para a formação continuada de professores de educação infantil em Indaial/SC Bruna Jose Fontoura
Rafael Jose Bona
Bruna Jose Fontoura Bruna Jose Fontoura brunaj@hotmail.com.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60184 Relação Família Escola e Inovação Pedagógica Odilon Luiz Poli
Jéssica Luana da Costa
Jéssica Luana da Costa Jéssica Luana da Costa jessica_ldacosta@outlook.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60106 Uso das mídias digitais na educação básica Marly Krüger de Pesce
Tami Elise Michalak
Elisan Nadrowski
Elisan Nadrowski Elisan Nadrowski elisan.nadrowski@gmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60219 Formação de professores e educação midiática: desafios e possibilidades aos professores iniciantes Marina de Oliveira Marina de Oliveira Marina de Oliveira marinaoliveira@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60278 Tecnologias digitais para potencializar o ensino de Língua Portuguesa Escrita para surdos Graziela fatima giacomazzo
Ana Paula Marques Luiz
Ana Paula Marques Luiz Ana Paula Marques Luiz anaproflibras@gmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60311 Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como Potencializadoras da Aprendizagem dos Estudantes da Educação Básica Madalena Pereira da Silva
Elisandra Aparecida Moura Dexheimer
Elisandra Aparecida Moura Dexheimer Elisandra Aparecida Moura Dexheimer elisandra.dexheimer@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60216 O Pensamento Computacional sob o olhar da Filosofia da Tecnologia: Análise das Produções Científicas no Brasil Ailson da Silva Machado Ailson da Silva Machado Ailson da Silva Machado ailsonm@furb.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60383 A biblioteca como espaço pedagógico: instruções da comunidade utilizando-se técnicas de gamificação. Diego Monsani Diego Monsani Diego Monsani diego.monsani@ifc.edu.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60298 Ensino de Biologia mediado por tecnologia em Rondônia: abordagem didática Daniele Braga Brasil Daniele Braga Brasil Daniele Braga Brasil danielebrasil@seduc.ro.gov.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60329 Representações de corpo e saúde feminina por meio de grupos sociais virtuais de aplicativos de mensagens Kariani de Almeida Leite Kariani de Almeida Leite Kariani de Almeida Leite kari-edf@hotmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60325 A produção audiovisual enquanto objeto de ensino nas Trilhas de Aprofundamento Integradas: um relato de experiência a partir do Novo Ensino Médio. Mario Antonio Harres Filho Mario Antonio Harres Filho Mario Antonio Harres Filho marioharresfh@gmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60291 Vídeos curtos: a arte de produzir conhecimento e encantamento educacional William Campos da Silva
Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez
Jairo Martins
Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez mmartinez@furb.br Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60397 Abordagem TPACK para inserção das Tecnologias Digitais na Educação Josiane Dogenski
Madalena Pereira da Silva
Josiane Dogenski Josiane Dogenski dogenskijosiane@gmail.com Resumo expandido GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia Educação
60207 Ensino de Artes e a Perspectiva do Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia e Inclusão da Diversidade Cultural Local Lidiana da Cruz Pereira Lidiana da Cruz Pereira Lidiana da Cruz Pereira libarroso33@gmail.com Pôsteres Online GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60065 Uma tessitura à luz das pesquisas nos programas de pós-graduação sobre educação integral Rosiane Moraes Costa de Souza Rosiane Moraes Costa de Souza Rosiane Moraes Costa de Souza rosianecosta72@gmail.com Pôsteres Online GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60205 Das imagens bucólicas a modelagem matemática: um olhar sobre as fotografias Gerusa Citadin Righetto
Vanessa Mariot Pedro Crocetta
Gerusa Citadin Righetto
Vanessa Mariot Pedro Crocetta
Vanessa Mariot Pedro Crocetta nessamariot2@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60147 As histórias em quadrinho no livro didático de Língua portuguesa: uma revisão da literatura Maria Alzira Leite
Eliane Ricarte Rodrigues
Eliane Ricarte Rodrigues Eliane Ricarte Rodrigues elianericarte50@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60107 Novo Ensino Médio em Santa Catarina: contribuições para a formação dos estudantes na mesorregião norte catarinense Marly Krüger de Pesce
Isabel Cristina Hentz
Grasiela Alfaro
Isabel Cristina Hentz
Grasiela Alfaro
Grasiela Alfaro grasi@alfaro.com.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60146 GESTÃO ESCOLAR;um estudo da implementação da gestão democrática na rede estadual de Macapá estado do Amapá Naiara Gracia Tibola
Edna Maria Palmerin Ferreira
Edna Maria Palmerin Ferreira Edna Maria Palmerin Ferreira edna_palmerin@hotmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60165 Abram as cortinas: a sala de aula como espaço de espetacularização Vanderlei da Silva Mendes
Katiana Possamai Costa
Vanderlei da Silva Mendes
Katiana Possamai Costa
Vanderlei da Silva Mendes mendes.vanderlei@yahoo.com.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60168 FORMAÇÃO INTEGRAL E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA Lindalmir Barroso Medeiros Dutra Lindalmir Barroso Medeiros Dutra Lindalmir Barroso Medeiros Dutra lindalmirdutra@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60225 Abordagens pedagógicas para aprendizagem a partir das avaliações de larga escala: estudo em duas escolas de ensino médio Verônica Gesser
Ana Claudia Pereira
Ana Claudia Pereira Ana Claudia Pereira quimicaclaudia@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60221 Análise sobre a diversidade dos sentido(s) do trabalho docente na revisão sistemática nacional Tânia Regina Raitz
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino tarsillabertoli@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60223 Avaliação em larga escala: um olhar além do gerencialismo e da performatividade Marilandi Maria Mascarello Vieira
Genilse da Silva Costa
Diego Orgel Dal Bosco Almeida
Genilse da Silva Costa Genilse da Silva Costa genilse.costa@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60266 Avaliação dos recursos aplicados em educação e seu reflexo na efetividade das políticas públicas: um caso de municípios rondonienses Luciene Bernardo Santos Kochmanski
Verônica Gesser
Luciene Bernardo Santos Kochmanski Luciene Bernardo Santos Kochmanski lucieneatalaia@hotmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60274 Repercussões dos resultados do censo escolar na elaboração de políticas educacionais Marilandi Maria Mascarello Vieira
Andréia Vitória Trevisol Orso
Andréia Vitória Trevisol Orso Andréia Vitória Trevisol Orso andreia.orso@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60281 Uma análise do discurso: os primeiros materiais da educação matemática no sistema prisional brasileiro Dábila Paula Vicente
Vinicius Bertoncini Vicenzi
Dábila Paula Vicente Vinicius Bertoncini Vicenzi viniciusvicenzi@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60282 O programa de alfabetização tempo de aprender e as estratégias de subjetivação dos sujeitos Janete Neinas
Adiles Lima
Janete Neinas
Adiles Lima
Janete Neinas janeteneinasmestrado@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60321 Projeto de Vida no Ensino Médio em Santa Catarina: análise a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault Patricia Tatiana Raasch Patricia Tatiana Raasch Patricia Tatiana Raasch profpatriciaraasch@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60349 Construindo uma pesquisa sobre o componente “Projeto de vida” no “Novo Ensino Médio” noturno: a um subcampo ainda incipiente de pesquisas Claudia Cella
Diego Orgel Dal Bosco Almeida
Claudia Cella Claudia Cella claudia.cella@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60376 AVALIAÇÃO, MICRO DISCIPLINAMENTO E CONTROLE DOS CORPOS: UM ESTUDO NO PERÍODO PANDÊMICO Marcele Antunes de Oliveira
Sandra Mara Fernandes
Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva
Sandra Mara Fernandes Sandra Mara Fernandes sandramara@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60380 Gestão Democrática na Educação - perspectivas teóricas Gislaine Kruhs Lemos
Valeria Silva Ferreira
Gislaine Kruhs Lemos Gislaine Kruhs Lemos gislaine.kruhs@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60169 Decolonizar o currículo: culturas africanas e indígenas nas políticas curriculares para o Ensino Fundamental em Santa Catarina Diego Finder Machado
Jane Mery Richter Voigt
Lucimara Suzana de Souza Kumlehn
Lucimara Suzana de Souza Kumlehn Lucimara Suzana de Souza Kumlehn suzysouzakumlehn@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60354 A autorregulação da aprendizagem dos formadores no contexto pandêmico. Silvânia Gregório Carlos Silvânia Gregório Carlos Silvânia Gregório Carlos silvania.carlos@sou.fcr.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60415 DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR APÓS A PANDEMIA: uma análise epistemológica pós-moderna Erika Vanessa dos Santos Silva
Aline Kelly Costa Bastos
Jacqueline Barbosa dos Santos
Aline Kelly Costa Bastos Aline Kelly Costa Bastos aline_ufc@hotmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60378 POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: UMA OLHAR PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE EM BLUMENAU Caique Fernando da Silva Fistarol
Isabela Vieira Barbosa
Marcia Regina Selpa Heinzle
Isabela Vieira Barbosa Isabela Vieira Barbosa miss.vieira@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60417 A pandemia da Covid-19 e os impactos na relação entre juventude(s), educação e trabalho Tânia Regina Raitz
Daiane Caetano Costa de Aquino
Daiane Caetano Costa de Aquino Daiane Caetano Costa de Aquino daiannyaquino@hotmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60217 A ação investigativa de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental participantes de um experimento didático da disciplina de matemática Vidacir Ortigara
Eloir Fátima Mondardo Cardoso
Eloir Fátima Mondardo Cardoso Eloir Fátima Mondardo Cardoso efm@unesc.net Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60395 A influência das fundações empresariais na elaboração da Base Nacional Comum Curricular Volmir Antonio Lange Volmir Antonio Lange Volmir Antonio Lange volmir.lange@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60303 Currículo Praticado e Impactos da Pandemia da Covid-19: percepções de professores(as) do ensino fundamental Fábio Almeida Santos
Jane Mery Richter Voigt
Fábio Almeida Santos Fábio Almeida Santos fabikal19@hotmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60256 Significações do Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio Dirce Grein
Jane Mery Richter Voigt
Dirce Grein Dirce Grein dircegreinbio@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60293 Uma análise do discurso: os primeiros materiais da educação matemática no sistema prisional brasileiro Dábila Paula Vicente Dábila Paula Vicente Dábila Paula Vicente dabila@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60292 EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um currículo que garante a expressão cultural no município de Porto Velho Ana Lucia Leopoldino Ana Lucia Leopoldino Ana Lucia Leopoldino analuleo@yahoo.com.br Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60296 O NOVO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES Admilson Ferreira Brito Admilson Ferreira Brito Admilson Ferreira Brito aferreirabrito8@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60295 A REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES E REFLEXÕES. Cerena Bonomini Garcia
Celso Kraemer
Cerena Bonomini Garcia Cerena Bonomini Garcia professoracerena@gmail.com Resumo expandido GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica Educação
60371 Práticas docentes para inclusão na educação superior – um estudo bibliográfico Catiana Camila Clasen
Stela Maria Meneghel
Catiana Camila Clasen
Stela Maria Meneghel
Catiana Camila Clasen cclasen@furb.br Pôsteres Online GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
60155 Perspectiva Intercultural do Currículo de Pedagogia: Um Olhar Sobre a Formação Docente em região de Fronteira Silene Espinosa Quintão
Verônica Gesser
Silene Espinosa Quintão Silene Espinosa Quintão quintaosilene@seduc.ro.gov.br Resumo expandido GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
60370 Trajetórias de estudantes com vulnerabilidade social até a educação superior – uma revisão do período 2016-2023 Stela Maria Meneghel
Anelize Termann Schlosser
Anelize Termann Schlosser Anelize Termann Schlosser aschlosser@furb.br Resumo expandido GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
60353 Política de assistência estudantil no Brasil: análise a partir da revisão de literatura Stela Maria Meneghel
Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira
Stela Maria Meneghel
Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira
Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira ratoliveira@furb.br Resumo expandido GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
60285 Evasão do ensino superior: Impactos do fundo de financiamento estudantil (FIES) Pedro Capo dos Santos
Ana Claudia Delfini
Pedro Capo dos Santos Pedro Capo dos Santos peedrocapo@gmail.com Resumo expandido GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
60334 A influência do ODS4 nas diretrizes educacionais dos países ibero-americanos: uma análise das produções científicas sobre o tema no período 2017-2022 Jairo José Tonet
Stela Maria Meneghel
Catiana Camila Clasen
Jairo José Tonet Jairo José Tonet jjtonet@gmail.com Resumo expandido GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior Educação
59985 ANÁLISE DE UMA OFICINA ANTIRRACISTA COMO MECANISMO DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR AMAZÔNICO Joicemara de Queiroz Souza Joicemara de Queiroz Souza Joicemara de Queiroz Souza joyce.deques@gmail.com Resumo expandido GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas Educação
60306 Identidade nacional: o espaço escolar e a reflexão sobre a presença de imigrantes africanos em Criciúma Cristiane Dias
Gladir da Silva Cabral
Cristiane Dias Cristiane Dias cristiane_dias77@yahoo.com.br Resumo expandido GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas Educação
60288 Narrativas de reexistência de professoras negras do ensino superior de Santa Catarina Daíra Andréa de Jesus
Ana Claudia Delfini
Daíra Andréa de Jesus Daíra Andréa de Jesus daira@unifebe.edu.br Resumo expandido GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas Educação
60289 A Encruzilhada de Exu e uma Educação para a vida. Thomas Teixeira Fidryszewski Thomas Teixeira Fidryszewski Thomas Teixeira Fidryszewski thomas.t.f@hotmail.com Resumo expandido GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas Educação
60373 Reflexões acerca da inclusão na disciplina de filosofia a partir da filosofia das diferenças Mario Antonio Harres Filho Mario Antonio Harres Filho Mario Antonio Harres Filho marioharresfh@gmail.com Pôsteres Online GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
59884 Inclusão de alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do Ensino Fundamental Márcia Dal Toé Nazário Bardini Márcia Dal Toé Nazário Bardini Márcia Dal Toé Nazário Bardini marciadaltoenb@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
59986 Acessibilidade arquitetônica e inclusão escolar Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Paulo Cézar Martins
Paulo Cézar Martins Paulo Cézar Martins paulomartins@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60210 Sentidos de gênero/masculinidade e trabalho docente atribuídos pelos homens professores que atuam em sala de referência na Educação Infantil. Eliane Gatto Eliane Gatto Eliane Gatto gattoeliane@hotmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60152 Colaboração entre professores da classe comum e professores especializados na inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino: o que dizem as pesquisas? Rosiney Barbosa da Silva Rosiney Barbosa da Silva Rosiney Barbosa da Silva rosiney.silva@edu.univali.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60085 A criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva dos colegas do ensino fundamental Juliane Cristiane Toffoli
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Juliane Cristiane Toffoli Juliane Cristiane Toffoli jutoffoli@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60164 Brincando de esconde esconde na educação infantil: notas de percurso de uma pesquisa sobre gênero na educação infantil Iuri Mailo Parisotto Iuri Mailo Parisotto Iuri Mailo Parisotto iuri.parisotto@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60224 INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- TDAH: O QUE AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO REVELAM? Helen Cristina dos Santos Oliveira Helen Cristina dos Santos Oliveira Helen Cristina dos Santos Oliveira hlnsoliveira@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60307 O imaginário criativo no faz de conta: atividades colaborativas em turmas de educação infantil com inclusão de crianças autistas Shirlene de Oliveira Souza Shirlene de Oliveira Souza Shirlene de Oliveira Souza shirlene.oliveira.souza@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60313 Feminicídio e educação: notas de uma pesquisa de campo Giani Rabelo
Maria Aparecida Casagrande
Maria Aparecida Casagrande Maria Aparecida Casagrande cidamaria.pcsc@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60270 A presença das crianças migrantes nas escolas de Balneário Camboriú (SC): um encontro sociocultural entre os pares. Ana Claudia Delfini
Rosana da Silva Machado
Rosana da Silva Machado Rosana da Silva Machado machadorosana75@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60377 A formação continuada na perspectiva da inclusão escolar nas pesquisas de pós-graduação no período de 2018 a 2022 Hemile Ane Alves maia arquimim Hemile Ane Alves maia arquimim Hemile Ane Alves maia arquimim hemilyarquimim24@hotmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60277 A mediação do texto literário e aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Fundamental Regina Celia Linhares Hostins
Osni Marques Junior
Osni Marques Junior Osni Marques Junior osni.jr@edu.univali.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60347 A defectologia na teoria histórico-cultural: uma análise do filme “cuerdas” Vanderlei da Silva Mendes
Grasiela Gonçalves Mendes
Vanderlei da Silva Mendes
Grasiela Gonçalves Mendes
Grasiela Gonçalves Mendes grasimendes@unesc.net Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60326 Transtorno do Espectro Autista (TEA): caminhos teóricos da inclusão KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA dantekeila30@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60286 Educação e diferença: um estudo sobre transexuais e travestis Fabrício Filisbino
Ricardo Luiz De Bittencourt
Fabrício Filisbino Fabrício Filisbino fabriciofili@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60324 Promovendo a inclusão e o respeito à transexualidade e gênero na educação básica: Uma revisão sistemática Daiane Silva Lourenço de Souza
Mareli Eliane Graupe
Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp
Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp sonia.frotkamp@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60341 Práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Médio: um desafio a ser considerado Jane Lucia Pereira Vanin
Daniela Leal
Jane Lucia Pereira Vanin Jane Lucia Pereira Vanin janelpvanin@sed.sc.gov.br Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
60287 Masculinidades, Gênero e Sentidos do Trabalho Docente atribuídos por homens professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil Lucas Vitor Baumgärtner
Ana Claudia Delfini
Lucas Vitor Baumgärtner Lucas Vitor Baumgärtner lucasvbaumgartner@gmail.com Resumo expandido GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva Educação
59845 Práticas corporais na educação e na saúde: medicalização das práticas da Educação Física em revista especializada da área George Saliba Manske
Isadora Tomio
George Saliba Manske
Isadora Tomio
George Saliba Manske george_manske@univali.br Pôsteres Online GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60105 NARRATIVAS DE VELHOS SOBRE FORMAS DE TRATAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA IN/EXCLUSÃO ESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski
Nara Celiane Britto
Nara Celiane Britto Nara Celiane Britto nara.britto@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60084 Ensino remoto em tempos de pandemia na região amazônica: antigas ou novas formas de exclusão? Tânia Regina Raitz
Rosiane Moraes Costa de Souza
Tânia Regina Raitz
Rosiane Moraes Costa de Souza
Rosiane Moraes Costa de Souza rosianecosta72@gmail.com Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60220 Redes sociais e a construção do sujeito medicalizado Daniela Cristina Ratico de Quadros Daniela Cristina Ratico de Quadros Daniela Cristina Ratico de Quadros daniela.ratico@univali.br Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60359 A PANDEMIA E O PÓS PANDEMIA DA COVID-19 NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS: Desafios do trabalho docente Márcia Luiza Pit Dal Magro
Sara de Moura
Sara de Moura Sara de Moura saramoura@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60364 AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: COMPETÊNCIA, QUALIFICAÇÃO E MODIFICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE Neidimar Vieira Lopes Gonzales
Tânia Regina Raitz
Neidimar Vieira Lopes Gonzales Neidimar Vieira Lopes Gonzales neidimar1@yahoo.com.br Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60420 ENSINO MÉDIO E TRABALHO DOCENTE: REVISÃO DE LITERATURA Tânia Regina Raitz
Camila Gutieres dos Santos Soares Costa
Camila Gutieres dos Santos Soares Costa Camila Gutieres dos Santos Soares Costa gutierescamila@hotmail.com Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60379 Escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em tempos de pandemia da covid-19 Flávia Sanagiotto Flávia Sanagiotto Flávia Sanagiotto fsanagiotto@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60357 Evasão no Ensino Superior e seus determinantes: desencanto e desencontros na formação acadêmica Tânia Regina Raitz
Yago Bruno Lima Vieira
Yago Bruno Lima Vieira Yago Bruno Lima Vieira yagobruno70@hotmail.com Resumo expandido GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública Educação
60389 Amparo legal para inserção educação socioambiental em escolas do Estado de Rondônia Celina Amorim de Souza Rocha
Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
Celina Amorim de Souza Rocha
Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
Celina Amorim de Souza Rocha celinarochaamorim@gmail.com Resumo expandido GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade Educação
60299 Do sujeito ecológico para o sujeito sustentabilista Paulo Roberto Serpa
Verônica Gesser
Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos
Paulo Roberto Serpa Paulo Roberto Serpa pauloserparoberto@gmail.com Resumo expandido GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade Educação
59849 Educação estética: Possibilidades no museu de ciências naturais Katia Franklin da Silva Katia Franklin da Silva Katia Franklin da Silva katiaf@edu.univali.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60264 AS ARTES NO TERRITORIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) POR MEIO DA A/R/TOGRAFIA Maura Maria Roth
Silvia Sell Duarte Pillotto
Maura Maria Roth Maura Maria Roth mauraroth.adv@gmail.com Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60312 Contribuições do pensamento deleuzo-guattariano para a filosofia da diferença na educação Gabriela Schlichting Vieira Luckmann
Jaime Farias Dresch
Paola Duarte Pacheco Antunes
Gabriela Schlichting Vieira Luckmann
Paola Duarte Pacheco Antunes
Gabriela Schlichting Vieira Luckmann gabri-schlichting@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60363 As representações da infância, civilização e educação no periódico “A Mãi de Familia (1879-1888)” Claudinete de Fátima Oliveira
Juliana de Mello Moraes
Claudinete de Fátima Oliveira Claudinete de Fátima Oliveira claudinetef.oliveira@yahoo.com.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60366 Biblioteca-casa: espaço que se des-vela em poesia dentro da escola Gabriela Piske Gabriela Piske Gabriela Piske piskegabriela@gmail.com Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60367 Um outro olhar sobre a história da Educação Física: do corpo disciplinado ao corpo biopolítico. Fernanda Tomazelli
Pedro da Silva
Rafael Araldi Vaz
Fernanda Tomazelli Rafael Araldi Vaz rafaelvaz@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60244 A Filosofia na educação: o que pensam estudantes do ensino médio Angelo Vandiney Cordeiro Angelo Vandiney Cordeiro Angelo Vandiney Cordeiro avcordeiro@furb.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60346 Reflexões sobre a condição humana e a realidade social brasileira a partir da leitura de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus Gladir da Silva Cabral
Beatris Pizzoni de Freitas
Beatris Pizzoni de Freitas Beatris Pizzoni de Freitas beatris@unesc.net Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60407 Da terra de Oz a um mundo leitor de ampla potencialidade [ou Fazer experiências literárias como caminho para a educação estética] Luana Camila Hentchen Luana Camila Hentchen Luana Camila Hentchen luanacamila@univali.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60372 A duração bergsoniana no pensamento de Paulo Freire Celso Kraemer
Luís Carlos Rodrigues
Luís Carlos Rodrigues Luís Carlos Rodrigues luis.rodrigues@ifc.edu.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60404 O componente curricular Projeto de Vida sob a ótica dos estudantes. Ricardo José Mezzomo Ricardo José Mezzomo Ricardo José Mezzomo ricardojmenator@gmail.com Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60211 EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon
Silvia Sell Duarte Pillotto
Silvia Sell Duarte Pillotto Silvia Sell Duarte Pillotto pillotto0@gmail.com Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60336 Educação no Estado de Santa Catarina e a influenza espanhola no período de 1918 a 1919. Rosinete Carioca Costa
Juliana Melo de Morais
Rosinete Carioca Costa Rosinete Carioca Costa rosinetec@furb.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60388 A expansão da escolarização rural e a presença feminina no magistério primário: desafios e conquistas diante do projeto de formação do cidadão republicano Odecia Almeida de Souza da Silva
Giani Rabelo
Odecia Almeida de Souza da Silva Odecia Almeida de Souza da Silva odeciasouza@hotmail.com Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60335 Projeto de Vida como tecnologia de duas faces Morgana Silva dos Santos
Celso Kraemer
Morgana Silva dos Santos Morgana Silva dos Santos morganasilva@furb.br Resumo expandido GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação Educação
60149 AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Daniela Leal
Rosicler Aparecida Lazzarotto
Daniela Leal
Rosicler Aparecida Lazzarotto
Rosicler Aparecida Lazzarotto rosilazzarotto@gmail.com Pôsteres Online GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60360 A contação de histórias infantis no ambiente escolar da educação básica Edna Liz Prigol
Carla Teresinha da Silva
Carla Teresinha da Silva Carla Teresinha da Silva carlinhasilva25@hotmail.com Pôsteres Online GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60414 Formação continuada docente: tecitura entre políticas públicas, transdisciplinaridade, ecoformação e os ODS Edna Liz Prigol
Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann
Marlene Zwierewicz
Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann marilisekampmann@gmail.com Pôsteres Online GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60358 Leitura literária, afetividade, pensamento complexo transdisciplinar Edna Liz Prigol
Fernanda Longui Lumikoski
Fernanda Longui Lumikoski Fernanda Longui Lumikoski fernandalongui@hotmail.com Pôsteres Online GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60153 As relações de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas no município de Porto Velho – Rondônia. Marivalda Vitorino Cunha Marivalda Vitorino Cunha Marivalda Vitorino Cunha marivaldavitorinocunha@yahoo.com.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60154 Estimulação precoce de bebês: construção o percurso de investigação Martin Kuhn
Ivane Beatriz Martins
Ivane Beatriz Martins Ivane Beatriz Martins ivane.martins@hotmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60206 O cuidado como princípio educativo Martin Kuhn
Fabiana Lucia Agostini
Fabiana Lucia Agostini Fabiana Lucia Agostini fabianaagostini@sed.sc.gov.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60208 Diversidade Cultural, Currículo e Práticas Pedagógicas de Professores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Porto Velho/Rondônia (Brasil) Lidiana da Cruz Pereira Lidiana da Cruz Pereira Lidiana da Cruz Pereira libarroso33@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60144 Formação continuada de professores da Educação Infantil: em análise uma rede municipal Catarinense Lucilene Simone Felippe Oliveira
Rita Buzzi Rausch
Lucilene Simone Felippe Oliveira Lucilene Simone Felippe Oliveira lucilene.felippe@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60072 Escola Sem Partido: Silenciamentos e autocensura dos professores Diego Orgel Dal Bosco Almeida
Letícia Maria Rebelatto
Marilandi Maria Mascarello Vieira
Letícia Maria Rebelatto Letícia Maria Rebelatto letimaria@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60128 Delimitando o objeto de pesquisa: revisão das teorias da socialização e suas implicações Maiara Olkoski
Martin Kuhn
Maiara Olkoski Maiara Olkoski maiaraolkoski@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60226 Decolonialidade e alfabetização: um diálogo possível Vania Fatima Vassoler Vania Fatima Vassoler Vania Fatima Vassoler vania365260@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60218 Implementação da Base Nacional Comum Curricular e a Formação Continuada de Professores Dinael Marques da Silva
Verônica Gesser
Dinael Marques da Silva Dinael Marques da Silva dinaelmarques.silva@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60280 Formação continuada em tecnologias digitais: O papel da gestão na escola pública Mirian Pereira da Silva
Verônica Gesser
Mirian Pereira da Silva Mirian Pereira da Silva mirianmusic@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60283 O vínculo professor aluno no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos professores e alunos Dirlei Salete do Amaral Brancher Dirlei Salete do Amaral Brancher Dirlei Salete do Amaral Brancher dirleiamaral@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60320 O Núcleo Articulador do Ensino Médio Integral – EMITI: um estudo com professores da região nordeste de Santa Catarina (2017-2020) Jean Prette
Edson Junior Candatten
Gissele Prette
Jean Prette
Edson Junior Candatten
Gissele Prette
Edson Junior Candatten ecandatten@furb.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60322 A ética da educação dialógica Rafael Ludwig Rafael Ludwig Rafael Ludwig raludwig@hotmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60323 A Educação Matemática durante a pandemia da Covid-19: Levantamento de dissertações e teses Rodrigo Gomes
Valdir Lamim Guedes Junior
Lucia Ceccato de Lima
Rodrigo Gomes Valdir Lamim Guedes Junior lamimguedes@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60344 DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA : ANÁLISE DO PROJETO NA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO PIANA. Soraia Mendes Godinho Soraia Mendes Godinho Soraia Mendes Godinho soraiarainha34@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60362 Identidade profissional: o caso de professores que atuam em componente curricular e/ou área de conhecimento diferente de sua formação docente Laura de Jesus Ribeiro Laura de Jesus Ribeiro Laura de Jesus Ribeiro lauraj.edu22@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60170 APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E AS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NO NOVO ENSINO MÉDIO Ilizeide Mari Ioris Ilizeide Mari Ioris Ilizeide Mari Ioris ilizeide@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60309 Pensamento complexo: repensando o modelo educacional na contemporaneidade Luiz Adroaldo Rodrigues
Madalena Pereira da Silva
Dieisy Ghizoni Santos
Dieisy Ghizoni Santos Dieisy Ghizoni Santos dieisy@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60355 Relevância das Práticas Pedagógicas na Educação Matemática Liliane da Cruz Cardoso
Rodrigo Gomes
Lucia Ceccato de Lima
Liliane da Cruz Cardoso Rodrigo Gomes rodrig.gms@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60374 O desenvolvimento do ser humano e a importância do ambiente escolar Vidacir Ortigara
Karoline Pignatel
Karoline Pignatel Karoline Pignatel karoline_pignatel@unesc.net Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60405 As contribuições da complexidade e do programa de formação-ação em escolas criativas para a educação permanente de professores Gustavo Cezar Waltrick
Madalena Pereira da Silva
Gustavo Cezar Waltrick Gustavo Cezar Waltrick gustavowaltrick@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
59784 Decolonialidade no campo da formação docente: contribuições de António Nóvoa Nilton Bruno Tomelin
Rita Buzzi Rausch
Nilton Bruno Tomelin Nilton Bruno Tomelin niltonbt@sed.sc.gov.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
59904 Escrita-em-pesquisa: aspectos da produção do conhecimento nos processos formativos Guilherme Orestes Canarim Guilherme Orestes Canarim Guilherme Orestes Canarim gocanarim@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60267 Formação docente no município de Porto Velho a partir do RCRO - Referencial Curricular de Rondônia Naiara Gracia Tibola
Maria do Carmo Goes Silva
Maria do Carmo Goes Silva Maria do Carmo Goes Silva maria.goes1112@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60245 A construção de práticas pedagógicas transformadoras por intermédio da gestão democrática: um estudo de caso Iquéia Maria Canalli Ebbing
Daniela Leal
Iquéia Maria Canalli Ebbing Iquéia Maria Canalli Ebbing iqueia@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60257 Integração crítica e criativa das TDICs na formação de professores Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo
Verônica Gesser
Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo releitura.vida@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60252 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA Janete Teresinha Camargo
Indhira Araújo Pilar
Lucia Ceccato de Lima
Janete Teresinha Camargo Janete Teresinha Camargo janete.camargo@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60387 Formação continuada e TDICs: Um incentivo às novas práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa Danielle Constantino de Lima Nascimento Danielle Constantino de Lima Nascimento Danielle Constantino de Lima Nascimento daniconsta@hotmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60300 A implementação da Educação em tempo Integral: reflexões sobre as práticas educativas em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Rondônia. Tânia Regina Raitz
Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva
Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva izisleandro32@gmail.com Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60327 O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR Edson Junior Candatten
Gissele Prette
Edson Junior Candatten
Gissele Prette
Edson Junior Candatten ecandatten@furb.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60294 O lugar da autonomia dos estudantes na formação continuada de professores: uma busca pelas bases de dados na construção do estado do conhecimento Simone Tatiana Menoncin Simone Tatiana Menoncin Simone Tatiana Menoncin simonemenoncin@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60342 Educação e emancipação humana: a formação universitária em análise Grasiela Gonçalves Mendes Grasiela Gonçalves Mendes Grasiela Gonçalves Mendes grasimendes@unesc.net Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60338 Refletindo o silenciamento sobre gênero na Educação Básica: narrativas docentes Diego Orgel Dal Bosco Almeida
Ana Luiza Markendorf Bergamini
Ana Luiza Markendorf Bergamini Ana Luiza Markendorf Bergamini analuizambergamini@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas Educação
60269 O governo da sala de aula: as tecnologias de condução das condutas e as contracondutas de estudantes em uma escola pública Camila Gabriela Pollnow Camila Gabriela Pollnow Camila Gabriela Pollnow cgpollnow@gmail.com Resumo expandido GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais Educação
60275 Diálogos culturais entre casas de hip hop: saberes e fazeres em espaços de educação não formal Maxwell Sandeer Flor Maxwell Sandeer Flor Maxwell Sandeer Flor max@unesc.net Resumo expandido GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais Educação
60330 Decolonialidade a partir da perspectiva epistêmica de Walter Mignolo Rafael Tizatto dos Santos
Valdemir Luís dos Santos Hoffmann
Josilaine Antunes Pereira
Valdemir Luís dos Santos Hoffmann Valdemir Luís dos Santos Hoffmann valdemir.hoffmann@uniplaclages.edu.br Resumo expandido GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais Educação
60343 Inclusão de estudantes imigrantes venezuelanos na escola pública: diversidade intercultural Inês Sabka Inês Sabka Inês Sabka ines.sabka@unochapeco.edu.br Resumo expandido GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais Educação