59846 |
Estratégias didáticas da educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19 |
Isabela Lorena de Souza Baixo |
Isabela Lorena de Souza Baixo |
Isabela Lorena de Souza Baixo |
isabelabaixo.mestrado@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60209 |
O uso da narrativa transmídia como estratégia para a formação continuada de professores de educação infantil em Indaial/SC |
Bruna Jose Fontoura Rafael Jose Bona |
Bruna Jose Fontoura |
Bruna Jose Fontoura |
brunaj@hotmail.com.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60184 |
Relação Família Escola e Inovação Pedagógica |
Odilon Luiz Poli Jéssica Luana da Costa |
Jéssica Luana da Costa |
Jéssica Luana da Costa |
jessica_ldacosta@outlook.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60106 |
Uso das mídias digitais na educação básica |
Marly Krüger de Pesce Tami Elise Michalak Elisan Nadrowski |
Elisan Nadrowski |
Elisan Nadrowski |
elisan.nadrowski@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60219 |
Formação de professores e educação midiática: desafios e possibilidades aos professores iniciantes |
Marina de Oliveira |
Marina de Oliveira |
Marina de Oliveira |
marinaoliveira@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60278 |
Tecnologias digitais para potencializar o ensino de Língua Portuguesa Escrita para surdos |
Graziela fatima giacomazzo Ana Paula Marques Luiz |
Ana Paula Marques Luiz |
Ana Paula Marques Luiz |
anaproflibras@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60311 |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como Potencializadoras da Aprendizagem dos Estudantes da Educação Básica |
Madalena Pereira da Silva Elisandra Aparecida Moura Dexheimer |
Elisandra Aparecida Moura Dexheimer |
Elisandra Aparecida Moura Dexheimer |
elisandra.dexheimer@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60216 |
O Pensamento Computacional sob o olhar da Filosofia da Tecnologia: Análise das Produções Científicas no Brasil |
Ailson da Silva Machado |
Ailson da Silva Machado |
Ailson da Silva Machado |
ailsonm@furb.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60383 |
A biblioteca como espaço pedagógico: instruções da comunidade utilizando-se técnicas de gamificação. |
Diego Monsani |
Diego Monsani |
Diego Monsani |
diego.monsani@ifc.edu.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60298 |
Ensino de Biologia mediado por tecnologia em Rondônia: abordagem didática |
Daniele Braga Brasil |
Daniele Braga Brasil |
Daniele Braga Brasil |
danielebrasil@seduc.ro.gov.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60329 |
Representações de corpo e saúde feminina por meio de grupos sociais virtuais de aplicativos de mensagens |
Kariani de Almeida Leite |
Kariani de Almeida Leite |
Kariani de Almeida Leite |
kari-edf@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60325 |
A produção audiovisual enquanto objeto de ensino nas Trilhas de Aprofundamento Integradas: um relato de experiência a partir do Novo Ensino Médio. |
Mario Antonio Harres Filho |
Mario Antonio Harres Filho |
Mario Antonio Harres Filho |
marioharresfh@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60291 |
Vídeos curtos: a arte de produzir conhecimento e encantamento educacional |
William Campos da Silva Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez Jairo Martins |
Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez |
Maria Aparecida Fialho Fontanari Martinez |
mmartinez@furb.br |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60397 |
Abordagem TPACK para inserção das Tecnologias Digitais na Educação |
Josiane Dogenski Madalena Pereira da Silva |
Josiane Dogenski |
Josiane Dogenski |
dogenskijosiane@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
Educação |
|
60207 |
Ensino de Artes e a Perspectiva do Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia e Inclusão da Diversidade Cultural Local |
Lidiana da Cruz Pereira |
Lidiana da Cruz Pereira |
Lidiana da Cruz Pereira |
libarroso33@gmail.com |
Pôsteres Online |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60065 |
Uma tessitura à luz das pesquisas nos programas de pós-graduação sobre educação integral |
Rosiane Moraes Costa de Souza |
Rosiane Moraes Costa de Souza |
Rosiane Moraes Costa de Souza |
rosianecosta72@gmail.com |
Pôsteres Online |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60205 |
Das imagens bucólicas a modelagem matemática: um olhar sobre as fotografias |
Gerusa Citadin Righetto Vanessa Mariot Pedro Crocetta |
Gerusa Citadin Righetto Vanessa Mariot Pedro Crocetta |
Vanessa Mariot Pedro Crocetta |
nessamariot2@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60147 |
As histórias em quadrinho no livro didático de Língua portuguesa: uma revisão da literatura |
Maria Alzira Leite Eliane Ricarte Rodrigues |
Eliane Ricarte Rodrigues |
Eliane Ricarte Rodrigues |
elianericarte50@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60107 |
Novo Ensino Médio em Santa Catarina: contribuições para a formação dos estudantes na mesorregião norte catarinense |
Marly Krüger de Pesce Isabel Cristina Hentz Grasiela Alfaro |
Isabel Cristina Hentz Grasiela Alfaro |
Grasiela Alfaro |
grasi@alfaro.com.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60146 |
GESTÃO ESCOLAR;um estudo da implementação da gestão democrática na rede estadual de Macapá estado do Amapá |
Naiara Gracia Tibola Edna Maria Palmerin Ferreira |
Edna Maria Palmerin Ferreira |
Edna Maria Palmerin Ferreira |
edna_palmerin@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60165 |
Abram as cortinas: a sala de aula como espaço de espetacularização |
Vanderlei da Silva Mendes Katiana Possamai Costa |
Vanderlei da Silva Mendes Katiana Possamai Costa |
Vanderlei da Silva Mendes |
mendes.vanderlei@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60168 |
FORMAÇÃO INTEGRAL E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA |
Lindalmir Barroso Medeiros Dutra |
Lindalmir Barroso Medeiros Dutra |
Lindalmir Barroso Medeiros Dutra |
lindalmirdutra@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60225 |
Abordagens pedagógicas para aprendizagem a partir das avaliações de larga escala: estudo em duas escolas de ensino médio |
Verônica Gesser Ana Claudia Pereira |
Ana Claudia Pereira |
Ana Claudia Pereira |
quimicaclaudia@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60221 |
Análise sobre a diversidade dos sentido(s) do trabalho docente na revisão sistemática nacional |
Tânia Regina Raitz Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino |
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino |
Tarsilla Noemi Bertoli Alexandrino |
tarsillabertoli@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60223 |
Avaliação em larga escala: um olhar além do gerencialismo e da performatividade |
Marilandi Maria Mascarello Vieira Genilse da Silva Costa Diego Orgel Dal Bosco Almeida |
Genilse da Silva Costa |
Genilse da Silva Costa |
genilse.costa@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60266 |
Avaliação dos recursos aplicados em educação e seu reflexo na efetividade das políticas públicas: um caso de municípios rondonienses |
Luciene Bernardo Santos Kochmanski Verônica Gesser |
Luciene Bernardo Santos Kochmanski |
Luciene Bernardo Santos Kochmanski |
lucieneatalaia@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60274 |
Repercussões dos resultados do censo escolar na elaboração de políticas educacionais |
Marilandi Maria Mascarello Vieira Andréia Vitória Trevisol Orso |
Andréia Vitória Trevisol Orso |
Andréia Vitória Trevisol Orso |
andreia.orso@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60281 |
Uma análise do discurso: os primeiros materiais da educação matemática no sistema prisional brasileiro |
Dábila Paula Vicente Vinicius Bertoncini Vicenzi |
Dábila Paula Vicente |
Vinicius Bertoncini Vicenzi |
viniciusvicenzi@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60282 |
O programa de alfabetização tempo de aprender e as estratégias de subjetivação dos sujeitos |
Janete Neinas Adiles Lima |
Janete Neinas Adiles Lima |
Janete Neinas |
janeteneinasmestrado@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60321 |
Projeto de Vida no Ensino Médio em Santa Catarina: análise a partir da perspectiva genealógica de Michel Foucault |
Patricia Tatiana Raasch |
Patricia Tatiana Raasch |
Patricia Tatiana Raasch |
profpatriciaraasch@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60349 |
Construindo uma pesquisa sobre o componente “Projeto de vida” no “Novo Ensino Médio” noturno: a um subcampo ainda incipiente de pesquisas |
Claudia Cella Diego Orgel Dal Bosco Almeida |
Claudia Cella |
Claudia Cella |
claudia.cella@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60376 |
AVALIAÇÃO, MICRO DISCIPLINAMENTO E CONTROLE DOS CORPOS: UM ESTUDO NO PERÍODO PANDÊMICO |
Marcele Antunes de Oliveira Sandra Mara Fernandes Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva |
Sandra Mara Fernandes |
Sandra Mara Fernandes |
sandramara@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60380 |
Gestão Democrática na Educação - perspectivas teóricas |
Gislaine Kruhs Lemos Valeria Silva Ferreira |
Gislaine Kruhs Lemos |
Gislaine Kruhs Lemos |
gislaine.kruhs@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60169 |
Decolonizar o currículo: culturas africanas e indígenas nas políticas curriculares para o Ensino Fundamental em Santa Catarina |
Diego Finder Machado Jane Mery Richter Voigt Lucimara Suzana de Souza Kumlehn |
Lucimara Suzana de Souza Kumlehn |
Lucimara Suzana de Souza Kumlehn |
suzysouzakumlehn@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60354 |
A autorregulação da aprendizagem dos formadores no contexto pandêmico. |
Silvânia Gregório Carlos |
Silvânia Gregório Carlos |
Silvânia Gregório Carlos |
silvania.carlos@sou.fcr.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60415 |
DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR APÓS A PANDEMIA: uma análise epistemológica pós-moderna |
Erika Vanessa dos Santos Silva Aline Kelly Costa Bastos Jacqueline Barbosa dos Santos |
Aline Kelly Costa Bastos |
Aline Kelly Costa Bastos |
aline_ufc@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60378 |
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS: UMA OLHAR PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO BILÍNGUE EM BLUMENAU |
Caique Fernando da Silva Fistarol Isabela Vieira Barbosa Marcia Regina Selpa Heinzle |
Isabela Vieira Barbosa |
Isabela Vieira Barbosa |
miss.vieira@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60417 |
A pandemia da Covid-19 e os impactos na relação entre juventude(s), educação e trabalho |
Tânia Regina Raitz Daiane Caetano Costa de Aquino |
Daiane Caetano Costa de Aquino |
Daiane Caetano Costa de Aquino |
daiannyaquino@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60217 |
A ação investigativa de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental participantes de um experimento didático da disciplina de matemática |
Vidacir Ortigara Eloir Fátima Mondardo Cardoso |
Eloir Fátima Mondardo Cardoso |
Eloir Fátima Mondardo Cardoso |
efm@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60395 |
A influência das fundações empresariais na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
Volmir Antonio Lange |
Volmir Antonio Lange |
Volmir Antonio Lange |
volmir.lange@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60303 |
Currículo Praticado e Impactos da Pandemia da Covid-19: percepções de professores(as) do ensino fundamental |
Fábio Almeida Santos Jane Mery Richter Voigt |
Fábio Almeida Santos |
Fábio Almeida Santos |
fabikal19@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60256 |
Significações do Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio |
Dirce Grein Jane Mery Richter Voigt |
Dirce Grein |
Dirce Grein |
dircegreinbio@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60293 |
Uma análise do discurso: os primeiros materiais da educação matemática no sistema prisional brasileiro |
Dábila Paula Vicente |
Dábila Paula Vicente |
Dábila Paula Vicente |
dabila@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60292 |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um currículo que garante a expressão cultural no município de Porto Velho |
Ana Lucia Leopoldino |
Ana Lucia Leopoldino |
Ana Lucia Leopoldino |
analuleo@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60296 |
O NOVO ENSINO MÉDIO: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES |
Admilson Ferreira Brito |
Admilson Ferreira Brito |
Admilson Ferreira Brito |
aferreirabrito8@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60295 |
A REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISES E REFLEXÕES. |
Cerena Bonomini Garcia Celso Kraemer |
Cerena Bonomini Garcia |
Cerena Bonomini Garcia |
professoracerena@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica |
Educação |
|
60371 |
Práticas docentes para inclusão na educação superior – um estudo bibliográfico |
Catiana Camila Clasen Stela Maria Meneghel |
Catiana Camila Clasen Stela Maria Meneghel |
Catiana Camila Clasen |
cclasen@furb.br |
Pôsteres Online |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
60155 |
Perspectiva Intercultural do Currículo de Pedagogia: Um Olhar Sobre a Formação Docente em região de Fronteira |
Silene Espinosa Quintão Verônica Gesser |
Silene Espinosa Quintão |
Silene Espinosa Quintão |
quintaosilene@seduc.ro.gov.br |
Resumo expandido |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
60370 |
Trajetórias de estudantes com vulnerabilidade social até a educação superior – uma revisão do período 2016-2023 |
Stela Maria Meneghel Anelize Termann Schlosser |
Anelize Termann Schlosser |
Anelize Termann Schlosser |
aschlosser@furb.br |
Resumo expandido |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
60353 |
Política de assistência estudantil no Brasil: análise a partir da revisão de literatura |
Stela Maria Meneghel Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira |
Stela Maria Meneghel Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira |
Rosângela de Amorim Teixeira de Oliveira |
ratoliveira@furb.br |
Resumo expandido |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
60285 |
Evasão do ensino superior: Impactos do fundo de financiamento estudantil (FIES) |
Pedro Capo dos Santos Ana Claudia Delfini |
Pedro Capo dos Santos |
Pedro Capo dos Santos |
peedrocapo@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
60334 |
A influência do ODS4 nas diretrizes educacionais dos países ibero-americanos: uma análise das produções científicas sobre o tema no período 2017-2022 |
Jairo José Tonet Stela Maria Meneghel Catiana Camila Clasen |
Jairo José Tonet |
Jairo José Tonet |
jjtonet@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
Educação |
|
59985 |
ANÁLISE DE UMA OFICINA ANTIRRACISTA COMO MECANISMO DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR AMAZÔNICO |
Joicemara de Queiroz Souza |
Joicemara de Queiroz Souza |
Joicemara de Queiroz Souza |
joyce.deques@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas |
Educação |
|
60306 |
Identidade nacional: o espaço escolar e a reflexão sobre a presença de imigrantes africanos em Criciúma |
Cristiane Dias Gladir da Silva Cabral |
Cristiane Dias |
Cristiane Dias |
cristiane_dias77@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas |
Educação |
|
60288 |
Narrativas de reexistência de professoras negras do ensino superior de Santa Catarina |
Daíra Andréa de Jesus Ana Claudia Delfini |
Daíra Andréa de Jesus |
Daíra Andréa de Jesus |
daira@unifebe.edu.br |
Resumo expandido |
GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas |
Educação |
|
60289 |
A Encruzilhada de Exu e uma Educação para a vida. |
Thomas Teixeira Fidryszewski |
Thomas Teixeira Fidryszewski |
Thomas Teixeira Fidryszewski |
thomas.t.f@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas |
Educação |
|
60373 |
Reflexões acerca da inclusão na disciplina de filosofia a partir da filosofia das diferenças |
Mario Antonio Harres Filho |
Mario Antonio Harres Filho |
Mario Antonio Harres Filho |
marioharresfh@gmail.com |
Pôsteres Online |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
59884 |
Inclusão de alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do Ensino Fundamental |
Márcia Dal Toé Nazário Bardini |
Márcia Dal Toé Nazário Bardini |
Márcia Dal Toé Nazário Bardini |
marciadaltoenb@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
59986 |
Acessibilidade arquitetônica e inclusão escolar |
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Paulo Cézar Martins |
Paulo Cézar Martins |
Paulo Cézar Martins |
paulomartins@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60210 |
Sentidos de gênero/masculinidade e trabalho docente atribuídos pelos homens professores que atuam em sala de referência na Educação Infantil. |
Eliane Gatto |
Eliane Gatto |
Eliane Gatto |
gattoeliane@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60152 |
Colaboração entre professores da classe comum e professores especializados na inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino: o que dizem as pesquisas? |
Rosiney Barbosa da Silva |
Rosiney Barbosa da Silva |
Rosiney Barbosa da Silva |
rosiney.silva@edu.univali.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60085 |
A criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva dos colegas do ensino fundamental |
Juliane Cristiane Toffoli Tania Mara Zancanaro Pieczkowski |
Juliane Cristiane Toffoli |
Juliane Cristiane Toffoli |
jutoffoli@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60164 |
Brincando de esconde esconde na educação infantil: notas de percurso de uma pesquisa sobre gênero na educação infantil |
Iuri Mailo Parisotto |
Iuri Mailo Parisotto |
Iuri Mailo Parisotto |
iuri.parisotto@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60224 |
INCLUSÃO ESCOLAR E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE- TDAH: O QUE AS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO REVELAM? |
Helen Cristina dos Santos Oliveira |
Helen Cristina dos Santos Oliveira |
Helen Cristina dos Santos Oliveira |
hlnsoliveira@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60307 |
O imaginário criativo no faz de conta: atividades colaborativas em turmas de educação infantil com inclusão de crianças autistas |
Shirlene de Oliveira Souza |
Shirlene de Oliveira Souza |
Shirlene de Oliveira Souza |
shirlene.oliveira.souza@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60313 |
Feminicídio e educação: notas de uma pesquisa de campo |
Giani Rabelo Maria Aparecida Casagrande |
Maria Aparecida Casagrande |
Maria Aparecida Casagrande |
cidamaria.pcsc@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60270 |
A presença das crianças migrantes nas escolas de Balneário Camboriú (SC): um encontro sociocultural entre os pares. |
Ana Claudia Delfini Rosana da Silva Machado |
Rosana da Silva Machado |
Rosana da Silva Machado |
machadorosana75@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60377 |
A formação continuada na perspectiva da inclusão escolar nas pesquisas de pós-graduação no período de 2018 a 2022 |
Hemile Ane Alves maia arquimim |
Hemile Ane Alves maia arquimim |
Hemile Ane Alves maia arquimim |
hemilyarquimim24@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60277 |
A mediação do texto literário e aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Fundamental |
Regina Celia Linhares Hostins Osni Marques Junior |
Osni Marques Junior |
Osni Marques Junior |
osni.jr@edu.univali.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60347 |
A defectologia na teoria histórico-cultural: uma análise do filme “cuerdas” |
Vanderlei da Silva Mendes Grasiela Gonçalves Mendes |
Vanderlei da Silva Mendes Grasiela Gonçalves Mendes |
Grasiela Gonçalves Mendes |
grasimendes@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60326 |
Transtorno do Espectro Autista (TEA): caminhos teóricos da inclusão |
KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA |
KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA |
KEILA GONCALVES DE OLIVEIRA |
dantekeila30@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60286 |
Educação e diferença: um estudo sobre transexuais e travestis |
Fabrício Filisbino Ricardo Luiz De Bittencourt |
Fabrício Filisbino |
Fabrício Filisbino |
fabriciofili@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60324 |
Promovendo a inclusão e o respeito à transexualidade e gênero na educação básica: Uma revisão sistemática |
Daiane Silva Lourenço de Souza Mareli Eliane Graupe Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp |
Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp |
Sonia Beatriz Wurzler de Liz Fortkamp |
sonia.frotkamp@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60341 |
Práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Médio: um desafio a ser considerado |
Jane Lucia Pereira Vanin Daniela Leal |
Jane Lucia Pereira Vanin |
Jane Lucia Pereira Vanin |
janelpvanin@sed.sc.gov.br |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
60287 |
Masculinidades, Gênero e Sentidos do Trabalho Docente atribuídos por homens professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil |
Lucas Vitor Baumgärtner Ana Claudia Delfini |
Lucas Vitor Baumgärtner |
Lucas Vitor Baumgärtner |
lucasvbaumgartner@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
Educação |
|
59845 |
Práticas corporais na educação e na saúde: medicalização das práticas da Educação Física em revista especializada da área |
George Saliba Manske Isadora Tomio |
George Saliba Manske Isadora Tomio |
George Saliba Manske |
george_manske@univali.br |
Pôsteres Online |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60105 |
NARRATIVAS DE VELHOS SOBRE FORMAS DE TRATAR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: IMPLICAÇÕES NA IN/EXCLUSÃO ESCOLAR |
Tania Mara Zancanaro Pieczkowski Nara Celiane Britto |
Nara Celiane Britto |
Nara Celiane Britto |
nara.britto@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60084 |
Ensino remoto em tempos de pandemia na região amazônica: antigas ou novas formas de exclusão? |
Tânia Regina Raitz Rosiane Moraes Costa de Souza |
Tânia Regina Raitz Rosiane Moraes Costa de Souza |
Rosiane Moraes Costa de Souza |
rosianecosta72@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60220 |
Redes sociais e a construção do sujeito medicalizado |
Daniela Cristina Ratico de Quadros |
Daniela Cristina Ratico de Quadros |
Daniela Cristina Ratico de Quadros |
daniela.ratico@univali.br |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60359 |
A PANDEMIA E O PÓS PANDEMIA DA COVID-19 NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS: Desafios do trabalho docente |
Márcia Luiza Pit Dal Magro Sara de Moura |
Sara de Moura |
Sara de Moura |
saramoura@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60364 |
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO: COMPETÊNCIA, QUALIFICAÇÃO E MODIFICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE |
Neidimar Vieira Lopes Gonzales Tânia Regina Raitz |
Neidimar Vieira Lopes Gonzales |
Neidimar Vieira Lopes Gonzales |
neidimar1@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60420 |
ENSINO MÉDIO E TRABALHO DOCENTE: REVISÃO DE LITERATURA |
Tânia Regina Raitz Camila Gutieres dos Santos Soares Costa |
Camila Gutieres dos Santos Soares Costa |
Camila Gutieres dos Santos Soares Costa |
gutierescamila@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60379 |
Escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em tempos de pandemia da covid-19 |
Flávia Sanagiotto |
Flávia Sanagiotto |
Flávia Sanagiotto |
fsanagiotto@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60357 |
Evasão no Ensino Superior e seus determinantes: desencanto e desencontros na formação acadêmica |
Tânia Regina Raitz Yago Bruno Lima Vieira |
Yago Bruno Lima Vieira |
Yago Bruno Lima Vieira |
yagobruno70@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
Educação |
|
60389 |
Amparo legal para inserção educação socioambiental em escolas do Estado de Rondônia |
Celina Amorim de Souza Rocha Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos |
Celina Amorim de Souza Rocha Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos |
Celina Amorim de Souza Rocha |
celinarochaamorim@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade |
Educação |
|
60299 |
Do sujeito ecológico para o sujeito sustentabilista |
Paulo Roberto Serpa Verônica Gesser Bruna Carolina de Lima Siqueira dos Santos |
Paulo Roberto Serpa |
Paulo Roberto Serpa |
pauloserparoberto@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade |
Educação |
|
59849 |
Educação estética: Possibilidades no museu de ciências naturais |
Katia Franklin da Silva |
Katia Franklin da Silva |
Katia Franklin da Silva |
katiaf@edu.univali.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60264 |
AS ARTES NO TERRITORIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) POR MEIO DA A/R/TOGRAFIA |
Maura Maria Roth Silvia Sell Duarte Pillotto |
Maura Maria Roth |
Maura Maria Roth |
mauraroth.adv@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60312 |
Contribuições do pensamento deleuzo-guattariano para a filosofia da diferença na educação |
Gabriela Schlichting Vieira Luckmann Jaime Farias Dresch Paola Duarte Pacheco Antunes |
Gabriela Schlichting Vieira Luckmann Paola Duarte Pacheco Antunes |
Gabriela Schlichting Vieira Luckmann |
gabri-schlichting@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60363 |
As representações da infância, civilização e educação no periódico “A Mãi de Familia (1879-1888)” |
Claudinete de Fátima Oliveira Juliana de Mello Moraes |
Claudinete de Fátima Oliveira |
Claudinete de Fátima Oliveira |
claudinetef.oliveira@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60366 |
Biblioteca-casa: espaço que se des-vela em poesia dentro da escola |
Gabriela Piske |
Gabriela Piske |
Gabriela Piske |
piskegabriela@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60367 |
Um outro olhar sobre a história da Educação Física: do corpo disciplinado ao corpo biopolítico. |
Fernanda Tomazelli Pedro da Silva Rafael Araldi Vaz |
Fernanda Tomazelli |
Rafael Araldi Vaz |
rafaelvaz@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60244 |
A Filosofia na educação: o que pensam estudantes do ensino médio |
Angelo Vandiney Cordeiro |
Angelo Vandiney Cordeiro |
Angelo Vandiney Cordeiro |
avcordeiro@furb.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60346 |
Reflexões sobre a condição humana e a realidade social brasileira a partir da leitura de Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus |
Gladir da Silva Cabral Beatris Pizzoni de Freitas |
Beatris Pizzoni de Freitas |
Beatris Pizzoni de Freitas |
beatris@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60407 |
Da terra de Oz a um mundo leitor de ampla potencialidade [ou Fazer experiências literárias como caminho para a educação estética] |
Luana Camila Hentchen |
Luana Camila Hentchen |
Luana Camila Hentchen |
luanacamila@univali.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60372 |
A duração bergsoniana no pensamento de Paulo Freire |
Celso Kraemer Luís Carlos Rodrigues |
Luís Carlos Rodrigues |
Luís Carlos Rodrigues |
luis.rodrigues@ifc.edu.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60404 |
O componente curricular Projeto de Vida sob a ótica dos estudantes. |
Ricardo José Mezzomo |
Ricardo José Mezzomo |
Ricardo José Mezzomo |
ricardojmenator@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60211 |
EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon Silvia Sell Duarte Pillotto |
Silvia Sell Duarte Pillotto |
Silvia Sell Duarte Pillotto |
pillotto0@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60336 |
Educação no Estado de Santa Catarina e a influenza espanhola no período de 1918 a 1919. |
Rosinete Carioca Costa Juliana Melo de Morais |
Rosinete Carioca Costa |
Rosinete Carioca Costa |
rosinetec@furb.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60388 |
A expansão da escolarização rural e a presença feminina no magistério primário: desafios e conquistas diante do projeto de formação do cidadão republicano |
Odecia Almeida de Souza da Silva Giani Rabelo |
Odecia Almeida de Souza da Silva |
Odecia Almeida de Souza da Silva |
odeciasouza@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60335 |
Projeto de Vida como tecnologia de duas faces |
Morgana Silva dos Santos Celso Kraemer |
Morgana Silva dos Santos |
Morgana Silva dos Santos |
morganasilva@furb.br |
Resumo expandido |
GT 10 - Arte, memória, História e filosofia na educação |
Educação |
|
60149 |
AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Daniela Leal Rosicler Aparecida Lazzarotto |
Daniela Leal Rosicler Aparecida Lazzarotto |
Rosicler Aparecida Lazzarotto |
rosilazzarotto@gmail.com |
Pôsteres Online |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60360 |
A contação de histórias infantis no ambiente escolar da educação básica |
Edna Liz Prigol Carla Teresinha da Silva |
Carla Teresinha da Silva |
Carla Teresinha da Silva |
carlinhasilva25@hotmail.com |
Pôsteres Online |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60414 |
Formação continuada docente: tecitura entre políticas públicas, transdisciplinaridade, ecoformação e os ODS |
Edna Liz Prigol Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann Marlene Zwierewicz |
Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann |
Marilise Edinéia dos Anjos Berres Kampmann |
marilisekampmann@gmail.com |
Pôsteres Online |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60358 |
Leitura literária, afetividade, pensamento complexo transdisciplinar |
Edna Liz Prigol Fernanda Longui Lumikoski |
Fernanda Longui Lumikoski |
Fernanda Longui Lumikoski |
fernandalongui@hotmail.com |
Pôsteres Online |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60153 |
As relações de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas no município de Porto Velho – Rondônia. |
Marivalda Vitorino Cunha |
Marivalda Vitorino Cunha |
Marivalda Vitorino Cunha |
marivaldavitorinocunha@yahoo.com.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60154 |
Estimulação precoce de bebês: construção o percurso de investigação |
Martin Kuhn Ivane Beatriz Martins |
Ivane Beatriz Martins |
Ivane Beatriz Martins |
ivane.martins@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60206 |
O cuidado como princípio educativo |
Martin Kuhn Fabiana Lucia Agostini |
Fabiana Lucia Agostini |
Fabiana Lucia Agostini |
fabianaagostini@sed.sc.gov.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60208 |
Diversidade Cultural, Currículo e Práticas Pedagógicas de Professores do Ensino Fundamental de Escolas Públicas do Município de Porto Velho/Rondônia (Brasil) |
Lidiana da Cruz Pereira |
Lidiana da Cruz Pereira |
Lidiana da Cruz Pereira |
libarroso33@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60144 |
Formação continuada de professores da Educação Infantil: em análise uma rede municipal Catarinense |
Lucilene Simone Felippe Oliveira Rita Buzzi Rausch |
Lucilene Simone Felippe Oliveira |
Lucilene Simone Felippe Oliveira |
lucilene.felippe@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60072 |
Escola Sem Partido: Silenciamentos e autocensura dos professores |
Diego Orgel Dal Bosco Almeida Letícia Maria Rebelatto Marilandi Maria Mascarello Vieira |
Letícia Maria Rebelatto |
Letícia Maria Rebelatto |
letimaria@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60128 |
Delimitando o objeto de pesquisa: revisão das teorias da socialização e suas implicações |
Maiara Olkoski Martin Kuhn |
Maiara Olkoski |
Maiara Olkoski |
maiaraolkoski@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60226 |
Decolonialidade e alfabetização: um diálogo possível |
Vania Fatima Vassoler |
Vania Fatima Vassoler |
Vania Fatima Vassoler |
vania365260@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60218 |
Implementação da Base Nacional Comum Curricular e a Formação Continuada de Professores |
Dinael Marques da Silva Verônica Gesser |
Dinael Marques da Silva |
Dinael Marques da Silva |
dinaelmarques.silva@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60280 |
Formação continuada em tecnologias digitais: O papel da gestão na escola pública |
Mirian Pereira da Silva Verônica Gesser |
Mirian Pereira da Silva |
Mirian Pereira da Silva |
mirianmusic@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60283 |
O vínculo professor aluno no processo de ensino-aprendizagem na percepção dos professores e alunos |
Dirlei Salete do Amaral Brancher |
Dirlei Salete do Amaral Brancher |
Dirlei Salete do Amaral Brancher |
dirleiamaral@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60320 |
O Núcleo Articulador do Ensino Médio Integral – EMITI: um estudo com professores da região nordeste de Santa Catarina (2017-2020) |
Jean Prette Edson Junior Candatten Gissele Prette |
Jean Prette Edson Junior Candatten Gissele Prette |
Edson Junior Candatten |
ecandatten@furb.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60322 |
A ética da educação dialógica |
Rafael Ludwig |
Rafael Ludwig |
Rafael Ludwig |
raludwig@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60323 |
A Educação Matemática durante a pandemia da Covid-19: Levantamento de dissertações e teses |
Rodrigo Gomes Valdir Lamim Guedes Junior Lucia Ceccato de Lima |
Rodrigo Gomes |
Valdir Lamim Guedes Junior |
lamimguedes@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60344 |
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA : ANÁLISE DO PROJETO NA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO PIANA. |
Soraia Mendes Godinho |
Soraia Mendes Godinho |
Soraia Mendes Godinho |
soraiarainha34@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60362 |
Identidade profissional: o caso de professores que atuam em componente curricular e/ou área de conhecimento diferente de sua formação docente |
Laura de Jesus Ribeiro |
Laura de Jesus Ribeiro |
Laura de Jesus Ribeiro |
lauraj.edu22@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60170 |
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E AS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NO NOVO ENSINO MÉDIO |
Ilizeide Mari Ioris |
Ilizeide Mari Ioris |
Ilizeide Mari Ioris |
ilizeide@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60309 |
Pensamento complexo: repensando o modelo educacional na contemporaneidade |
Luiz Adroaldo Rodrigues Madalena Pereira da Silva Dieisy Ghizoni Santos |
Dieisy Ghizoni Santos |
Dieisy Ghizoni Santos |
dieisy@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60355 |
Relevância das Práticas Pedagógicas na Educação Matemática |
Liliane da Cruz Cardoso Rodrigo Gomes Lucia Ceccato de Lima |
Liliane da Cruz Cardoso |
Rodrigo Gomes |
rodrig.gms@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60374 |
O desenvolvimento do ser humano e a importância do ambiente escolar |
Vidacir Ortigara Karoline Pignatel |
Karoline Pignatel |
Karoline Pignatel |
karoline_pignatel@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60405 |
As contribuições da complexidade e do programa de formação-ação em escolas criativas para a educação permanente de professores |
Gustavo Cezar Waltrick Madalena Pereira da Silva |
Gustavo Cezar Waltrick |
Gustavo Cezar Waltrick |
gustavowaltrick@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
59784 |
Decolonialidade no campo da formação docente: contribuições de António Nóvoa |
Nilton Bruno Tomelin Rita Buzzi Rausch |
Nilton Bruno Tomelin |
Nilton Bruno Tomelin |
niltonbt@sed.sc.gov.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
59904 |
Escrita-em-pesquisa: aspectos da produção do conhecimento nos processos formativos |
Guilherme Orestes Canarim |
Guilherme Orestes Canarim |
Guilherme Orestes Canarim |
gocanarim@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60267 |
Formação docente no município de Porto Velho a partir do RCRO - Referencial Curricular de Rondônia |
Naiara Gracia Tibola Maria do Carmo Goes Silva |
Maria do Carmo Goes Silva |
Maria do Carmo Goes Silva |
maria.goes1112@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60245 |
A construção de práticas pedagógicas transformadoras por intermédio da gestão democrática: um estudo de caso |
Iquéia Maria Canalli Ebbing Daniela Leal |
Iquéia Maria Canalli Ebbing |
Iquéia Maria Canalli Ebbing |
iqueia@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60257 |
Integração crítica e criativa das TDICs na formação de professores |
Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo Verônica Gesser |
Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo |
Gloria de Lourdes Silva de Oliveira Melo |
releitura.vida@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60252 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA |
Janete Teresinha Camargo Indhira Araújo Pilar Lucia Ceccato de Lima |
Janete Teresinha Camargo |
Janete Teresinha Camargo |
janete.camargo@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60387 |
Formação continuada e TDICs: Um incentivo às novas práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa |
Danielle Constantino de Lima Nascimento |
Danielle Constantino de Lima Nascimento |
Danielle Constantino de Lima Nascimento |
daniconsta@hotmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60300 |
A implementação da Educação em tempo Integral: reflexões sobre as práticas educativas em uma escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Rondônia. |
Tânia Regina Raitz Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva |
Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva |
Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva |
izisleandro32@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60327 |
O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR |
Edson Junior Candatten Gissele Prette |
Edson Junior Candatten Gissele Prette |
Edson Junior Candatten |
ecandatten@furb.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60294 |
O lugar da autonomia dos estudantes na formação continuada de professores: uma busca pelas bases de dados na construção do estado do conhecimento |
Simone Tatiana Menoncin |
Simone Tatiana Menoncin |
Simone Tatiana Menoncin |
simonemenoncin@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60342 |
Educação e emancipação humana: a formação universitária em análise |
Grasiela Gonçalves Mendes |
Grasiela Gonçalves Mendes |
Grasiela Gonçalves Mendes |
grasimendes@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60338 |
Refletindo o silenciamento sobre gênero na Educação Básica: narrativas docentes |
Diego Orgel Dal Bosco Almeida Ana Luiza Markendorf Bergamini |
Ana Luiza Markendorf Bergamini |
Ana Luiza Markendorf Bergamini |
analuizambergamini@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
Educação |
|
60269 |
O governo da sala de aula: as tecnologias de condução das condutas e as contracondutas de estudantes em uma escola pública |
Camila Gabriela Pollnow |
Camila Gabriela Pollnow |
Camila Gabriela Pollnow |
cgpollnow@gmail.com |
Resumo expandido |
GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais |
Educação |
|
60275 |
Diálogos culturais entre casas de hip hop: saberes e fazeres em espaços de educação não formal |
Maxwell Sandeer Flor |
Maxwell Sandeer Flor |
Maxwell Sandeer Flor |
max@unesc.net |
Resumo expandido |
GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais |
Educação |
|
60330 |
Decolonialidade a partir da perspectiva epistêmica de Walter Mignolo |
Rafael Tizatto dos Santos Valdemir Luís dos Santos Hoffmann Josilaine Antunes Pereira |
Valdemir Luís dos Santos Hoffmann |
Valdemir Luís dos Santos Hoffmann |
valdemir.hoffmann@uniplaclages.edu.br |
Resumo expandido |
GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais |
Educação |
|
60343 |
Inclusão de estudantes imigrantes venezuelanos na escola pública: diversidade intercultural |
Inês Sabka |
Inês Sabka |
Inês Sabka |
ines.sabka@unochapeco.edu.br |
Resumo expandido |
GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais |
Educação |
|